quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Trabalho ajuda no tratamento de pessoas com esquizofrenia

Em matéria publicada através da Agência USP de Notícias, em dezembro de 2010, a repórter Valéria Dias divulgou os dados do Programa Reação, uma iniciativa do professor Wagner Farid Gattaz, desenvolvido pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) e pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), que tem como objetivo a reintegração social de pacientes com esquizofrenia, por meio da realização de estágios em empresas.

Devido à falta de patrocínio o programa foi interrompido em abril de 2010, como tantos outros projetos importantes no Brasil, que não recebem incentivos. Mas os pesquisadores não vão desistir da iniciativa, e estão em busca de novas empresas interessadas em bancar os custos referentes à bolsa mensal oferecidas aos pacientes, durante os 6 meses de estágio, além dos custos de contratação de uma assistente social para supervisionar o trabalho.

Segundo dados do Programa, iniciado em 2003, o trabalho melhora de forma significativa o desempenho intelectual de pessoas com esquizofrenia, além de diminuir sintomas da doença, como apatia e isolamento.

Na amostra de 57 pacientes que já haviam concluído o estágio, foram constatados ganhos cognitivos ligados ao funcionamento intelectual (memória, raciocínio, atenção) em comparação aos 55 portadores de esquizofrenia que aguardavam vaga para ingressarem no estágio. De acordo com a psicóloga Danielle Soares Bio, uma das integrantes da equipe, 42% dos pacientes acabaram sendo contratados após o estágio.

Leia a matéria na íntegra “Programa Reação ajuda na reintegração de esquizofrênicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!