segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Insônia: condição pode estar associada à perda de volume do cérebro

Situações de estresse crônico e severo, como aquelas ligadas à depressão e ao estresse pós-traumático, podem estar associadas à sensibilização de regiões do cérebro relacionadas com a formação da memória. Um novo estudo sugere que a insônia crônica pode ser outra condição que também contribui para o que os pesquisadores chamam de redução do volume cortical.

Ellemarije Altena e Ysbrand van der Werf, pesquisadores ligados ao Instituto de Neurociências da Holanda, afirmam que o volume do cérebro de pessoas com insônia crônica e que tinham uma boa saúde mental, possuía um volume menor de massa cinzenta em determinadas partes do córtex cerebral. Essa variação de volume estava, com grande margem de certeza, associada ao grau de insônia desses indivíduos.

“O estudo mostra, pela primeira vez, que pacientes com insônia possuem um menor volume de massa cinzenta em partes do cérebro, o que influencia na percepção dos estímulos de prazer – relacionada, entre outras coisas, ao conforto durante o sono –, assim como tem ligações com as variações do ‘estado de descanso’ do cérebro. Quanto piores os problemas de insônia, menos matéria cinza pode ser observada”, diz Altena.

Além disso, observa a pesquisadora, insones têm grande dificuldade de reconhecer situações em que se sentem confortáveis. John Krystal, pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Yale e responsável pela publicação do estudo publicado no periódico Biological Psychiatry, diz que “a insônia é uma condição que quase sempre vem associada a transtornos mentais ou a altos níveis de estresse diário”.

O novo estudo deixa claro que pode haver riscos adicionais para as pessoas que não tratam adequadamente os distúrbios do sono, como os efeitos observados na diminuição da massa encefálica, finaliza Krystal.


Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!