sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Chuvas já provocaram mais de 700 pontos de alagamentos em SP este ano

As chuvas que atingiram São Paulo em janeiro e nos quatro primeiros dias de fevereiro já provocaram 702 pontos de alagamentos na cidade, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura e que monitora as chuvas na cidade. Em 2009, no mesmo período, foram registradas 267 ocorrências de alagamentos, um número quase três vezes menor em relação a este ano.

A quantidade crescente de pontos alagados está relacionado ao maior volume de chuvas registrados nos primeiros meses deste ano em comparação à 2009. Em janeiro deste ano, choveu 461,3 mm e, em 2009, o volume de chuvas foi de 246 mm. O mesmo aconteceu em fevereiro. Só nos quatro primeiros dias, choveu cerca de 37% do esperado para todo o mês, o equivalente a 80,1 mm. Em 2009, a quantidade de chuvas registrada foi de 22 mm no mesmo período.

Na tarde da quinta-feira (4), o temporal que atingiu São Paulo mais uma vez provocou 31 pontos de alagamentos. Por causa do transbordamento dos rios Ipiranga e Aricanduva, nas zonas sul e leste, os bairros Ipiranga, Aricanduva e Itaquera ficaram em estado de alerta. Toda a cidade permaneceu em atenção para riscos de desabamento e alagamentos por cerca de duas horas. A chuva também prejudicou o funcionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, que ficou fechado por uma hora.

Até mesmo o Zoológico de São Paulo decretou estado crítico devido à forte chuva que atingiu a cidade nesta tarde. Alguns tanques do parque tiveram que ser esvaziados para que não vazassem, evitando que animais aquáticos de espécies diferentes se misturem.

Na última quarta-feira (3), duas pessoas morreram por causa da chuva. Com isso, sobe para ao menos 72 o número de vítimas em decorrências dos temporais no Estado desde o início do verão.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!