quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Encontro inédito debate catástrofes e desastres

A 27ª edição do CBP recebeu uma atividade inédita no Brasil: o “Encontro Internacional da Secção de Intervenções em Desastres e Catástrofes da WPA”, realizado em parceria com a Rede Iberoamericana de Eco-Bioética, Ciência e Tecnologia-Cátedra UNESCO de Bioética. Com o objetivo de discutir o papel da psiquiatria frente a acontecimentos naturais e sociais, o encontro abriu espaço para que os principais especialistas do mundo no assunto pudessem apresentar suas experiências e os trabalhos desenvolvidos em seus respectivos países.

Os experts que participaram da atividade foram: Moty Benyakar (Argentina), presidente da Seção de Intervenção em Desastres da WPA (Associação Mundial de Psiquiatria); Judy Kuriansky (EUA), professora adjunta do Programa de Psicologia Clinica da Columbia University, em Nova Iorque; Russell D'Souza (Austrália), vice-presidente da Secção de Intervenção em Disastres da World Psychiatric Association Geneva; Juan Jorge Rariña (Argentina), professor titular de Psicologia, Ética e Direitos Humanos da Universidade de Buenos Aires; Carlos Collazo (Argentina), presidente da Secção Saúde Mental em Desastres, da WPA.

Representando o Brasil, o psiquiatra paulista José Toufic Thomé, coordenador da Comissão Técnica de Intervenções em Catástrofes e Desastres da ABP, explicou aos presentes os trabalhos de capacitação e treinamento que realiza no Estado de Santa Catarina desde o início do ano, devido às chuvas e enchentes que vitimaram milhares de pessoas na região.

A atividade, que teve como tema central “Fatores Humanos e Avanços Tecnológicos em Prevenção e Reconstrução em Crises, Desastres e Catástrofes”, contou com a presença do vice-presidente da ABP, Luiz Alberto Hetem. O diretor da entidade elogiou o trabalho coordenado por Thomé, realizado através de uma parceria entre o programa ABP Comunidade e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. “Agradeço publicamente ao Thomé, que teve participação fundamental no projeto desenvolvido junto à população catarinense”, ressaltou.

O evento, classificado como “Atividade Especial WPA/ABP”, aconteceu nos dias 06, das 8h30 às 18h30, e 07 de novembro, das 8h30 às 13h, na Sala Brasília, no Hotel Transamérica. A atividade teve tradução simultânea.



Fonte: ABP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!