quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Secção Psiquiatria em Desastres da WPA tem nova diretoria.

(os novos diretores da Secção: Dr. Leon, Dr. Russell e Dr. Thomé)

O psiquiatra brasileiro José T. Thomé assumiu a vice-presidência do grupo que atua na vanguarda das intervenções em Saúde Mental em situações extremas.

Entre as inúmeras convenções, simpósios, workshops, mesas de debate e apresentações, que atraíram mais de 14 mil psiquiatras e profissionais especializados em Saúde Mental, durante o 15º Congresso Mundial de psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês), as atividades da Secção Psiquiatria em Desastres recebeu atenção especial. E diante de sucessivas catástrofes, aumentadas em frequência e intensidade a cada ano, a preocupação com os impactos emocionais que tais situações extremas causam em populações inteiras, e as suas consequências ao longo dos a nos, merece mesmo estudo, planejamento e intervenções organizadas por profissionais especializados.

O congresso aconteceu em Buenos Aires, entre os dias 18 e 22 de setembro, e abordou temas diversos, que abrangeram desde atualizações clínicas e trabalhos focados na elaboração da nova classificação de doenças mentais, integrante da CID-11, até debates sobre espiritualidade e religiosidade. Nesta edição, a participação da Secção Psiquiatria em Desastres promoveu três atividades distintas: a terça-feira (dia 19) foi reservada para o workshop dedicado aos treinamentos específicos para profissionais que atuam em atendimentos emergenciais durante e após situações extremas, ligadas a crises e catástrofes. No dia 20, foi organizada a mesa de debates sobre eventos incontroláveis e com potencial de adoecimento emocional, que afligem as sociedades do século XXI, e as alternativas para intervenções em Fatores Humanos, direcionadas a pessoas sãs, afetadas por realidades disruptivas. E o simpósio geral da Secção, aconteceu no dia 21, ocasião em que também foi eleita a nova diretoria da Secção, responsável por atividades nos cinco continentes, até o final de 2014.

Como presidente da Secção, em substituição ao Dr. Moty Benyakar, foi eleito o australiano Prof. Dr. Russell D´Souza. O psiquiatra brasileiro José Toufic Thomé, assumiu o cargo de vice-presidente, e o Dr. Leon C. Bello, uruguaio, se tornou o novo secretário geral do grupo, que conta com representantes ligados a universidades e entidades internacionais.

De volta ao Brasil, o Dr. Thomé explicou que esta Secção da WPA atua em âmbito mundial, através da organização de estudos e pesquisas, conceituação teórica e implementação de projetos ligados à formação e intervenção em Saúde Mental, destinados às populações expostas em situação limite. “Através da Secção Psiquiatria em Desastres da WPA, foram criados programas para intervenções em regiões afligidas por guerras, terremotos, fome, tsunamis, enchentes, e grande número de acontecimentos que expõe pessoas sãs, em situações extremas e traumatizantes”, explica o Dr. Thomé. “Foi a partir desta Secção que a Rede de Ecobioética foi idealizada, e entre muitos outros, os protocolos internacionais que usamos durante a intervenção que eu coordenei na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, após os deslizamentos que aconteceram no final de 2008”, afirma.

Segundo o Dr. Thomé, nos próximos três anos, ele terá que dividir o tempo dedicado aos projetos da Rede Ecobioética no Brasil, que é presidida por ele; as ações da Associação Brasileira de Psicoterapia - ABRAP, em que também atua como vice-presidente; e aos compromissos firmados na Secção da WPA. “A minha região de atuação será a América do Sul e a Europa. Além de organizar e ampliar o grupo de especialistas brasileiros em intervenções no campo da Saúde Mental, em situações de catástrofe, planejo empreender ao menos 3 projetos específicos de formação de profissionais no Brasil, estabelecer intercâmbio entre experiências de profissionais e universidades do Brasil, Argentina, Chile e países Europeus, principalmente. E teremos que trabalhar bastante para a organização do primeiro Congresso Mundial de Fatores Humanos em Situações de Crise e Desastres, que acontecerá em Melbourne, em 2013”, adianta o psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!