quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como enfrentar os pensamentos negativos

Em entrevista veiculada pela Rede Globo, no programa MGTV, em julho de 2009, o psiquiatra e homeopata Aloísio Andrade falou sobre a influência dos pensamentos negativos em nossas vidas.
O especialista explicou que todos os seres humanos estão sujeitos à pensamentos indesejados, e que os mais comuns são os de pessimismo, como por exemplo, quando a pessoa acha que algo não vai dar certo, ou que não conseguirá atingir determinado objetivo. “E também são comuns, pensamentos sobre doenças, sexualidade, questões relativas a processos que envolvem mágoa, rancor e desejo de vingança”, ressaltou o Dr. Aloísio.

De acordo com o psiquiatra é fundamental que as pessoas preencham a mente com atividades que levem ao bem estar e, consequentemente, contribuam para evitar os pensamentos negativos diários. Por exemplo: exercícos físicos, leitura, ioga, trabalhos manuais, entre outras.

O Dr. Aloísio contextualizou os pensamentos como sendo resultado de um conjunto de fatores: eletricidade, química e estabilidade psíquica e emocional, e explicou que a manifestação dos pensamentos negativos é a manifestação, natural, das fragilidades pessoais de cada indivíduo. Segundo o especialista, não é possível evitá-los, mas sim, se preparar para lidar com eles quando surgirem. “Dentro do raciocínio de que a dor e o sofrimento, dóem de acordo com o sentido da dor, e de acordo com a causa. Na causa nós não podemos atuar, mas sobre nós mesmos, podemos. Melhorando a estrutura e fazendo um esforço pessoal para que quando a vida exigir o seu esforço, você já estar treinado”, explicou.

Assista a entrevista na íntegra, visite o Canal do PsicoterapiaBRASIL, no YouTube, e se inscreva, para acompanhar todas as atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!