quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Debate sobre Nova Luz revela que a população está insegura.

Na tarde de hoje, o programa CBN São Paulo, da rádio CBN, organizou um debate entre o secretario municipal de desenvolvimento urbano de São Paulo, Miguel Bucalem, e o presidente da Associação de Comerciantes da Santa Ifigênia, Paulo Garcia. Na oportunidade, estabelecida na véspera de mais uma audiência pública organizada para validar o Projeto Nova Luz junto à população, o representante dos comerciantes ressaltou a falta de habilidade da Secretaria e da Prefeitura, em estabelecer diálogo transparente com a população. E revelou toda a apreensão vivida pela população do bairro afetado pelo Projeto e pela lei 14.917, que segundo Paulo Garcia: “Se ela for aplicada aqui na nossa região, vai abrir um precedente para ser aplicada em São Paulo inteira, e provavelmente, será copiada para todo o Brasil, possibilitando que sejam realizadas desapropriações diversas, não visando o bem da população ou da comunidade, e sim a exploração imobiliária da região, muitas vezes voltadas a alguns poucos grupos econômicos”.

Surpreende a afirmação do Secretário ao informar que “desde 2005 o poder público tem tido ações em várias áreas, na região (bairros que são afetados pelo Projeto); assistência social, saúde, segurança e planejamento urbano. E a questão de saúde e assistência social, na problemática de usuários (de drogas) que existe na região, está sendo abordada por uma ação maior, chamada Centro Legal”. Pois não só representa a confirmação de que a citada ‘ação maior’, fui insuficiente resolver, ou ao menos amenizar, o problema ligado às drogas, em 6 anos, como também, deixa clara a ausência de preocupação com saúde pública, no Projeto Nova Luz.

E preocupa a declaração de Paulo Garcia, ao denunciar que a questão saúde pública é abordada apenas para justificar a intervenção. Ainda mais ao percebermos que ao negligenciar a população que terá sua vida afetada pelo Projeto, a prefeitura irá aumentar o problema, ao propiciar condições para desenvolvimento de transtornos em Saúde Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!