quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mortos por tsunami vão a 343 na Indonésia

Mais de 20 mil pessoas estão desalojadas, e 338 continuam desaparecidas.


Parentes jogam flores durante enterro de vítimas do vulcão, em Umbulharjo.

O número de mortos pelo tsunami que atingiu a Indonésia nesta segunda-feira aumentou para 343, à medida que mais corpos foran econtrados em buscas por ilhas remotas devastadas pela ondas gigantes. Segundo Ferry Faisal, funcionário da agência de controle de desastres, 338 pessoas ainda estão desaparecidas e 20 mil estão desalojadas.

O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.

Segundo autoridades, o sistema de alerta instalado após o tsunami devastador de 2004 não estava funcionando há um mês por falta de manutenção.Equipes de resgate buscam sobreviventes, enquanto em outro ponto do país, parentes e amigos enterram alguns dos 33 mortos pela erupção do vulcão Merapi.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono deve encontrar com sobreviventes de ambas as catástrofes, que atingiram o país em dias consecutivos.

O Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars - avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!