segunda-feira, 27 de setembro de 2010

'Perdi quase tudo', diz vítima de temporal em MS

Raio matou índio em Ponta Porã.

Depois de um longo período de estiagem, a chuva voltou forte, durante o fim de semana, em Mato Grosso do Sul. Os temporais foram acompanhados de raio e granizo. Várias propriedades tiveram prejuízo. Entre os municípios atingidos, estão Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.

Na capital, não houve vítimas, mas os estragos foram grandes: árvores foram arrancadas e torres de transmissão de energia ficaram retorcidas. Um motorista de caminhão parou na pista para esperar a chuva passar e o vento derrubou o veículo.
Três carneiros morreram durante a chuva de granizo, na propriedade do agricultor Eduardo Felipe, que ainda não contabilizou o prejuízo. A casa dele foi destelhada. “É difícil, porque a casa arregaçou tudo, o telhado. E os animais também ficam prejudicados”, disse.

Na casa do mecânico Cícero Porfírio, os móveis ficaram encharcados e o telhado, comprometido. No domingo (26), ele tentava tirar a água de dentro do quarto e da sala. “O telhado todo foi destruído. Puxei água a noite toda com rodo, não consegui. Minhas coisas, eu perdi quase tudo”, afirmou.

Em uma região com aproximadamente 150 pequenas propriedades, em Dourados, metade foi atingida pelo temporal, segundo os moradores. Alguns, mesmo com a chuva que não parou, tentavam consertar os telhados.

A aposentada Maria Isabel da Silva mostrou as vidraças destruídas pelas pedras de gelo. “A gente não sabia o que fazia, porque começou a descobrir todo o telhado, arrancar os pedaços, quebrar os vitrôs. Nunca vi uma coisa tão feia desse jeito. Foi um horror na minha vida”, comentou.

Raio
Em Ponta Porã, um raio atingiu uma casa em uma aldeia indígena, matou um indígena e deixou a mulher dele gravemente ferida. A índia, de 48 anos, foi transferida, em estado grave, para Campo Grande.

Tempo
Segundo o secretário municipal de Governo de Campo Grande, Rodrigo de Paula, chovia até o início da manhã desta segunda-feira (27), na capital do estado.

A previsão é de fortes pancadas de chuva na Região Sudeste, no norte do Paraná e em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!