terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deslizamento soterra ônibus e mortos pelas chuvas na Colômbia sobem para 74

Tragédia aconteceu no noroeste do país, envolvendo pelo menos 30 pessoas.

Um deslizamento de terra sobre um ônibus e quatro casas, na noite desta segunda-feira (27), soterrou cerca de 30 pessoas no departamento de Antioquia, no noroeste da Colômbia, segundo John Rendón, diretor do Sistema de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres da região.

- Está confirmado que cerca de 30 pessoas ficaram sepultadas sob a terra em um deslizamento bem grande. Pelo volume de terra que caiu sobre elas, não acreditamos que haja sobreviventes.



Aproximadamente 100 mil metros cúbicos de terra deslizaram sobre uma estrada do município de Giraldo, que liga a cidade de Medellín ao oceano Pacífico. Um ônibus que estava enguiçado, e seus 20 passageiros, que aguardavam um outro veículo, foi arrastado. Quatro casas próximas da estrada também foram destruídas pela força do deslizamento.

Os trabalhos de resgate, interrompidos na noite desta segunda-feira, devem ser retomados na manhã desta terça-feira (28). O diretor local do Instituto Nacional de Estradas, Juan Manuel Restrepo, disse que a polícia rodoviária havia advertido para a falta de segurança do local.

A situação em Antioquia se assemelha à de outras regiões da Colômbia. O Ministério do Interior e Justiça anunciou, por meio de comunicado oficial, que 159 pessoas ficaram feridas em ocorrências registradas em 421 municípios. Cerca de 600 imóveis foram destruídos, e outros 146 mil sofreram danos.

Com esta tragédia do ônibus e das quatro casas destruídas, o número de pessoas mortas pelas chuvas chega a 74, segundo autoridades. Outras 812.997 foram afetadas em 27 dos 31 departamentos. Destes, os mais afetados são os de Bolívar, com 196 mil pessoas prejudicadas, Magdalena, com 123 mil, Sucre, com 98 mil, e Córdoba, com 95 mil.

Caribe, no norte, e Andina, no centro, tiveram um aumento de chuvas e de tempestades por causa da influência da tempestade tropical Matthew.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!