segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CBP abriga atividades internacionais

O XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, terceiro maior evento da especialidade no mundo, recebe duas atividades da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA, na sigla em inglês). A programação da instituição internacional começou ontem, com um workshop de reabilitação psicossocial que teve participação de Richard Warner, professor da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.

A programação teve debates sobre diversos aspectos ligados ao tema principal, como tratamento na comunidade, inserção no mercado de trabalho, envolvimento do paciente e programas de combate ao estigma, que segundo o palestrante estrangeiro são importantes para a inserção social. “Pacientes reais não parecem tão doentes quanto a imagem que a mídia faz deles”, comentou.

O workshop também teve apresentações da terapeuta ocupacional Cecília Villares, que atua na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e participa de um programa internacional de combate ao estigma, do psiquiatra Mario Mateus, também da Unifesp, de Luis Fernando Tófoli, da Universidade Federal do Ceará, e de Jorge Cândido de Assis, da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre).

Crises

Na manhã de hoje, foi iniciada a segunda atividade da WPA dentro do Congresso Brasileiro de Psiquiatria. O Encontro Internacional da Secção de Intervenções em Desastres e Catástrofes e da Rede Iberoamericana de Eco-Bioética para Educação, Ciência e Tecnologia – Cátedra UNESCO de Bioética tem participação de especialistas como Louis Crocq, Amnon Carmi, João Alberto Carvalho, Mordechai Benyakar, Andrea Altman, Carlos Collazo, Fátima Vasconcellor, José Toufic Thomé, Juan Jorge Michel Farina, Judy Kuriansky e Russel D’Souza.

Fonte: ABP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!