segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Curso: Intervenções em Situações Limite Desorganizadoras

Curso de Aperfeiçoamento em Psicodinâmica(novo programa)
Intervenções em Situações Limite Desorganizadoras“AS CLÍNICAS DO DISRUPTIVO: do Social ao Individual”- Compreensão, Intervenções e Consultoria dos Eventos Disruptivos -
 
 
Curso anual de aperfeiçoamento e especialização, desenvolvido pelo Centro de Intervenções do Curso de Psicodinâmica, credenciado através da Rede Ibero-americana de Ecobioética para a Educação, a Ciência e a Tecnologia / Cátedra UNESCO de Bioética, segundo protocolos reconhecidos internacionalmente, pela World Psychiatric Association - WPA.


Início: Sábado, 16 de março de 2013.

Corpo docente:
José Toufic Thomé - Coordenador;
Erane Paladino, Ively Taralli e Regina Lúcia de Araújo Gribel - Professores.

Professores convidados: Álvaro Ancona de Faria, Ana Maria Zampieri, Eloisa Q. Fagalli, João Figueiró, Maria Angélica Prado, Marcelo de Mello Feijó, Michel Achatz e Ruy de Mathis.


I – Psicodinâmica
Desde 1976 o curso de Psicodinâmica do Instituto Sedes Sapientiae compreende a necessidade de desenvolver uma linha clínica que considere também a realidade como fator de adoecimento psíquico. E esta abordagem clínica considera o adoecer como um processo que tem sua origem no desenvolvimento dos vínculos primitivos e que se expressa nos vínculos estabelecidos. O Modelo Psicodinâmico parte de uma visão integradora, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, apoiada nos princípios de Edgar Morin e sua Teoria da Complexidade. E fundamenta-se nos estudos psicanalíticos do funcionamento mental em Sigmund Freud, Sandor Ferenczi, Donald Winnicott e Piera Aulagnier, compreendidos no modelo de Moty Benyakar para as intervenções diante do evento disruptivo, para desenvolver metodologia técnica própria da Psicodinâmica.


II – Objetivos
Apresentar o Modelo Psicodinâmico para o tratamento do traumático e os possíveis recursos terapêuticos para as Psicoterapias, Intervenções Sociais e em Psico-Educação. Cada vez mais estamos expostos a eventos e ambientes desestabilizadores ou disruptivos. Diante dessa constatação, desenvolvemos uma nova metodologia técnica e fundamentos teóricos que caracterizam as clínicas do disruptivo para as novas políticas de saúde, das instituições e dos consultórios. O disruptivo tem características potencialmente traumatogênicas. A compreensão deste novo campo traumatogênico requer conceitos psicodinâmicos ativos que se diferenciam da interpretação tradicional do trauma psíquico. E exige repensar o modo como o ambiente irrompe no psiquismo humano. Esta visão psicodinâmica tem norteado e desenvolvido estudos sobre a complexidade desta situação para abordar e interagir com mais aspectos das áreas do conhecimento humano. Trata-se de prestar atenção à Saúde Mental de pessoas que vivem seu cotidiano e, subitamente, passam a viver situações de anormalidade desorganizadora ou desestabilizadora de seus universos materiais, físicos e emocionais individuais.


Conteúdo Programático:
O curso aplica e desenvolve uma visão integrada e transdisciplinar. Apoia-se nos conteúdos teóricos de: (1) Teoria da Complexidade de Morin; (2) Estudos psicanalíticos de Freud, Ferenczi, Winnicott, Piera Aulagnier e no modelo de Benyakar para a compreensão do traumatogênico; (3) Conceitos da neurociência; (4) Visão integrada através da Teoria dos Sistemas e da Comunicação; (5) Modelo do Disruptivo de Benyakar; (6) Intervenção desenvolvida pela Psicodinâmica e outros modelos de intervenção que consideram a violência gerada pela realidade; (7) Técnica específica do Modelo Psicodinâmico, aplicada tanto para psicoterapia como para as intervenções, e se desenvolvendo através da Experiência Relacional Reconstrutiva; (8) Diferenças nos conceitos de: Trauma Psíquico, Traumático, Estresse Pós-Traumático e de Patologias por Disrupção; (9) Imunidade Psíquica e Resiliência; e (10) Clínica do Traumático.


Metodologia: Aulas expositivas e vivências grupais para reflexão dos temas teóricos e técnicos. Discussão de casos clínicos e filmes para explanação da teoria apresentada. Este diferencial pedagógico é o que permitirá a compreensão conceitual vivencial. Apresentação de trabalho escrito ao final do curso.

Destinado a: Profissionais que atuam na área de Saúde Mental e Saúde.

Vagas: 20 (vinte).

Horário: Somente aos sábados, das 09h00 às 13h00.

Duração: 16 aulas, durante 8 meses.

Carga horárias: 64 horas.

Cronograma das aulas: 16 e 23 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho; 3, 17 e 31 de agosto; 14 e 28 de setembro; 26 de outubro; 9 e 23 de novembro.

Local: Instituto Sedes Sapientiae SP. Rua Ministro Godoi, 1484 - Perdizes - São Paulo – SP.

Período de inscrições: Até 06 de fevereiro de 2013.

Seleção:
Os candidatos serão submetidos à entrevista em grupo no dia 04 de fevereiro de 2013, das 09h00 às 12h00. No ato da inscrição o candidato deverá entregar cópia do curriculum vitae.

Informações complementares: Telefone: 55 (11) 3258 3462 http://sedes.org.br/site

Investimento: Inscrição: R$ 70,00 Anuidade 2013: matrícula mais 10 parcelas de R$ 357,00.

Código do curso no Sedes: 6009.

Instrução sobre inscrições: AQUI.

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