quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sobre a série Sessão de Terapia

Dramatização x realidade
A arte imita a vida. Somente isso.

Na última segunda-feira, dia 1 de outubro, o canal GNT, da Rede Globo, estreou a série de ficção Sessão de Terapia, dirigida pelo ator e diretor Selton Mello.

Bem produzido, porém limitado às necessidades de tempo, formato e linguagem da Televisão, o seriado é interessante e eu espero que o programa ajude a desmistificar o papel dos profissionais de Saúde Mental, assim como combater o preconceito com relação às pessoas que buscam essa forma de auxílio profissional, para se comprender, e para poder se ajudar.

Eu penso que o diretor, que já encerrou toda a primeira etapa de filmagens, possui uma retaguarda profissional ética e clínica, capacitada na área da psicoterapia. E torço para que todos eles tenham consciência da tênue linha que o programa deverá respeitar, para não se transformar, de dramaturgia indicativa de informações benéficas à sociedade, em divulgador de interpretações errôneas, que privilegiem profissionais não tão bem preparados. E espero que a televisão, como veículo de comunicação e empresa comercial que é, consiga evitar a armadilha da satirização irresponsável de emoções, culturas e individualidades, em sua permanente busca por audiência.

Como profissional da área que sou, desejo lembrar que a Série é uma dramatização do que o(s) autor(es), diretor e elenco compreendem como “Terapia”, e de forma alguma Psicoterapia. Pois há uma diferença conceitual importante entre ambas. E que as encenações produzidas, editadas e exibidas através da Televisão, sob o ponto de vista Clínico, não refletem uma sessão de Psicoterapia, que é um ato único e irreproduzível, resultado da capacitação do profissional que está trabalhando, da sua interação com outro ser humano, em situação de atendimento, e da subjetividade de ambos.

Jose T. Thomé
Psiquiatra e Psicoterapeuta.
Coordenador da Rede Ibero-americana de Ecobioética - Cátedra UNESCO de Bioética
VP Secção de Intervenção em Crises e Desastres da WPA (World Psychiatric Association)
VP Associação Brasileira de Psicoterapia - ABRAP
Representante do WCP (World Council for Psychiatry) na ONU


Mais informações sobre a série Sessão de Terapia.

Mais informações sobre o diretor da série Selton Mello.

Assista ao teaser da série Sessão de Terapia.


Assista a apresentação da série Sessão de Terapia.

2 comentários:

  1. Sou uma pessoa que precisa desse profissional, portanto concordo plenamente com o doutor Jose diz acima...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa em abordar o assunto, Dr José Thomé. O texto está bem claro, elucidativo e muito propício neste exato momento!
    Grata e atenciosamente,

    Claudia Scheidegger, Psicóloga no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!