quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rio + 20: especialistas fazem defesa dos direitos à água e ao saneamento

Os representantes de países que vão participar da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, receberam uma carta aberta, nesta quarta-feira, com um pedido de total apoio aos direitos humanos à água e ao saneamento.

No documento, a relatora das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento Básico, Catarina de Albuquerque, expressou preocupação com o risco de que o tema fique de fora da declaração final.

Políticas Públicas

Segundo ela, depois de três rodadas de negociações "formais e informais", realizadas nos últimos três meses, alguns países teriam sugerido um texto alternativo que não faria menção clara ao direito das pessoas de terem acesso à água potável e a esgoto tratado.

A relatora portuguesa lembrou que o tema já foi discutido pela Assembleia Geral da ONU e pelo Conselho de Direitos Humanos, em 2010.

Ela encerrou a carta afirmando que as decisões que serão tomadas na Rio + 20 terão impacto nacional sobre a formulação de políticas públicas, além de influenciar também os orçamentos locais e as prioridades dos doadores.

Segundo Catarina de Albuquerque, o compromisso com água e saneamento deve passar pelo reconhecimento do direito humano aos dois. Para ela, sem este reconhecimento não será possível se atingir "o futuro que todos querem."

Publicado no portal da Rádio ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!