Um terremoto de 7.2 graus na escala Richter sacudiu o leste da Turquia, neste domingo e provocou mais de 130 mortes. Na região de Van, dezenas de construções desabaram. O premier Recep Tayyip Erdogan admitiu que há pelo menos 350 feridos.
Este já é considerado um dos piores terremotos da história de um país onde abalos sísmicos costumam acontecer. Equipes de emergência correm para resgatar pessoas presas sob escombros de casas e prédios que desabaram. Civis ajudam na busca desesperada por sobreviventes.
Na falta de equipamentos específicos, as pessoas cavam com as mãos. O desespero é muito grande. Testemunhas relatam terem ouvido gritos, e choro vindos dos soterrados. A cidade de Van fica perto da fronteira com o Irã. Também foi atingido o distrito de Ercis. A área foi atingida por mais de 70 abalos, subsequentes.
Os socorristas pedem com urgência que sejam enviados remédios, equipamentos e tendas para os desabrigados. O Crescente Vermelho está mobilizado, e já transportou alimentos e cobertores para a região.
Abalos sísmicos são comuns na Turquia. Em 1999, dezoito mil pessoas morreram em tremores no noroeste turco. Em maio deste ano, duas pessoas morreram, e 79 ficaram feridas em um abalo na cidade de Simav, também no noroeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!