terça-feira, 26 de julho de 2011

Polícia norueguesa vai acusar Anders Breivik de crime contra a humanidade



Na Noruega, a polícia anunciou que pretende acusar Anders Breivik de crime contra a humanidade pelos atentados de sexta-feira. Nesta segunda, o pai dele deu uma entrevista à TV francesa sem mostrar o rosto. Disse que está devastado. Que nunca mais quer ver o filho e que preferia vê-lo morto. O repúdio à ação de Anders se espalhou pela Europa.

Noruegueses fizeram marchas pela democracia e pela tolerância. O país inteiro mostrou o seu repúdio às ideias de extrema direita de Anders Breivik. Começa agora em toda a Europa o processo de fazer um diagnóstico dessas forças que já traumatizaram o continente e o mundo na Segunda Guerra Mundial. A ideologia do nazismo está confinada a grupos muito pequenos que quase não têm representação nos países europeus.

Mas a extrema direita mudou e se sofisticou. O racismo contra o judeu foi substituído pelo racismo contra o muçulmano. A intolerância contra o imigrante aumentou. Ele virou um bode expiatório para problemas como o desemprego e essas ideias são cada vez mais populares.

Na Noruega, o partido de extrema direita que representa essa corrente teve quase um quarto dos votos na ultima eleição. É a segunda força política. Breivik foi militante do partido por quase dez anos. Dinamarca, Finlândia, Holanda, Hungria e Áustria também têm partidos desse tipo, com quase 20% dos votos.

Mas a maior influencia deles foi indireta. Em quase todo o continente, eles empurraram os políticos para a direita. O extremismo político e a xenofobia, essa aversão ao imigrante, passaram a ser em parte incorporados por Angela Merkel na Alemanha, David Cameron na Grã-Bretanha e Nicolas Sarkozi na França.

É na França que a extrema direita pode falar mais alto. Nas pesquisas para as eleições presidenciais do ano que vem, Marina Le Pen está praticamente empatada com o presidente Nicolas Sarkozy e com o candidato socialista. Todos teriam pouco mais de 20% dos votos. Como existe um segundo turno, não se acredita que ela tenha chance de ganhar. Mas as ideias radicais da extrema direita vão estar ainda mais no centro do palco político.


Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!