O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que a situação na região afetada por uma série de tempestades e tornados no sul e leste do país é “desoladora” e que os estragos são “nada menos que catastróficos”.
Obama confirmou que viajará nesta sexta-feira ao Alabama, Estado mais atingido pelos fenômenos meteorológicos que deixaram mais de 250 mortos.
Segundo Obama, o governo federal fará o possível para ajudar as comunidades atingidas a se recuperarem.
Na noite de quarta-feira, o presidente decretou estado de emergência no Alabama, onde pelo menos 180 pessoas morreram, incluindo 36 na cidade de Tuscaloosa, devastada por um tornado.
Calcula-se que 1 milhão de pessoas estejam sem energia no Estado, e o governador, Robert Bentley, diz que o número total de mortos deve aumentar à medida que as equipes de resgate avancem sobre as áreas atingidas.
A Guarda Nacional foi enviada ao Alabama para ajudar nos esforços de resgate, que contam com a participação de equipes de emergência e 2 mil soldados.
Além de avaliar a extensão dos estragos, Obama deverá agradecer às equipes de socorro e prestar solidariedade às famílias das vítimas.
Emergência
Segundo o serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos, mais de 300 tornados atingiram as regiões sul e leste do país desde a sexta-feira passada.
Só na quarta-feira foram 150 tornados e tempestades, em uma temporada que já é considerada a mais mortal em décadas nos Estados Unidos.
Além do Alabama, também estão em estado de emergência Arkansas, Mississippi, Missouri, Oklahoma, Tennessee, Kentucky, Georgia e Virgínia.
As previsões meteorológicas indicam ameaça de novas tempestades no leste do país.
Fonte: Portal BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!