O local terá 40 leitos e contará também com uma unidade do Caps.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo, terá um novo prédio voltado para o tratamento de dependência química e de álcool.
O local terá 40 leitos e abrigará também uma unidade do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e uma unidade do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de acordo com a USP.
A intenção é que o centro tenha equipes multidisciplinares, com assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, com o objetivo de se saber também sobre a a vida social do paciente --se ele tem emprego, família, e se o uso de drogas e álcool faz parte de seu dia-a-dia. As equipes devem ser formadas principalmente residentes.
"O foco não pode estar apenas no médico, mas também na assistência social. A intervenção médica é mais eficaz quando se tem um diagnóstico social do paciente", afirma Arthur Guerra de Andrade, especialista em tratamento de dependências químicas do Instituto de Psiquiatria do hospital.
Cerca de R$ 11 milhões já estão reservados para as obras do novo prédio. O dinheiro veio por meio de uma parceria com a Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas). Os editais de licitação devem ser lançados em março deste ano e a previsão é de que as obras tenham início ainda em 2011.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!