quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Consumo e cansaço: indivíduos estressados tendem a escolher o prazer mais imediato

Após um longo e estressante dia de trabalho, nada melhor que se presentear com um jantar em um ótimo restaurante. E de acordo com um estudo publicado no periódico Journal of Consumer Research, o nível de estresse pode afetar a forma como você consome produtos e serviços.

Se você vem de um longo e cansativo dia de trabalho, isso afetará as decisões que você toma, como a escolha do que comer, o que fazer e o que comprar?,” pergunta Echo Wen Wan, pesquisador da Universidade de Hong Kong, na China, e Nidhi Agrawal, da Northwestern University, EUA.

A resposta, de acordo com os pesquisadores, é que pessoas mais estressadas e cansadas tendem a escolher consumir não seus objetos de desejo mais caros, mas serviços e produtos menos atraentes e cuja satisfação é mais rápida (como comer algo diferente, em vez de comprar um novo MP3 player, por exemplo).

E mesmo dentro dessas escolhas, dizem os pesquisadores, as pessoas vão preferir o que traga satisfação mais rápida: uma boa vista ou ambiente irá prevalecer sobre a qualidade da comida.

Quanto maior a exigência de autocontrole, mais esses indivíduos irão valorizar a satisfação em curto prazo. “Ao contrário, quando estamos bem, é provável que escolhamos algo que traga benefícios em longo prazo”, explicam os pesquisadores. “Se há necessidade de um autocontrole mais intenso em uma atividade, vamos acabar focando nas características menores e, provavelmente, mais imediatas do que escolhemos, em vez de ver a totalidade”, dizem.

com informações do University of Chicago Press Journals



Fonte: O que eu tenho

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