A Secretaria de Estado da Saúde concluiu em novembro (19), a série de capacitações sobre Saúde Mental oferecidas aos profissionais e gestores da Saúde que atuam nas regiões mais atingidas pela enchente, em novembro de 2008.
Na ocasião, Santa Catarina sofreu a maior tragédia registrada no Estado. Dois milhões de catarinenses foram atingidos pelas chuvas, que duraram cerca de três meses. Para o enfrentamento da situação de calamidade, a SES desenvolveu diversas ações específicas na área de Saúde Mental, a partir de uma parceria institucional com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O trabalho foi coordenado pela Divisão de Políticas de Saúde Mental e realizado pelo psiquiatra José Thomé, coordenador da Comissão Técnica sobre Intervenção em Desastres da ABP. Ao longo de dois anos, foram realizadas 20 capacitações, com a participação de 685 profissionais. Em 2009, a SES também ofereceu um Curso de Especialização de Terapia Comunitária para 40 profissionais. A maioria atua em municípios do Vale do Itajaí, e atende, diretamente, a população mais afetada. “O processo de capacitação permitiu que os participantes compreendessem a importância das ações intersetoriais e de se trabalhar de forma integrada para atender a população exposta em situações de desastres”, avalia a Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Elisia Puel.
Fonte: Governo de SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!