terça-feira, 21 de setembro de 2010

Psicanalista Contardo Calligaris participa de debate sobre o documentário "Gretchen Filme Estrada”

Acontece hoje (21), às 19h30, o debate com o psicanalista Contardo Calligaris sobre o documentário "Gretchen Filme Estrada”, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo .
Dirigido pela gaúcha Eliane Brum e pelo paulista Paschoal Samora, o filme recorta justamente o episódio político para desenhar a biografia da carioca Maria Odete Brito de Miranda,a Gretchen, como ficou conhecida em todo Brasil.
Durante três meses, os diretores seguiram Gretchen nas apresentações em circos de pequenas cidades do interior do Nordeste, naquela que seria sua última turnê como cantora-dançarina.

Acompanharam a vida em Itamaracá, onde ela morou por dez anos, e toda a campanha para a prefeitura. Os comícios, o trabalho de corpo-a-corpo nas comunidades, as instruções dos marqueteiros, o rompimento com a candidata a vice, a derrota nas urnas, com pouco mais de 2% dos votos.

O filme

O mundo do espetáculo aceita tudo. Nele, as palavras são vazias que preenchem o nada. No palanque, Gretchen, a rainha do rebolado, é política, é bunda, é Jesus, é Leila Diniz. O que é o real entre o circo e o picadeiro? Esta estrada nos perturba com perguntas, mas não dá respostas fáceis. Aos poucos, tudo o que resta é o filme. A câmera. Quando não há mais nenhuma esperança de ganhar a eleição, o real passa a ser encenado como espetáculo. Gretchen Filme Estrada é um filme sobre a alegria. E sobre o absurdo. Um documentário sobre o Brasil.

Sobre os diretores

Eliane Brum – jornalista, escritora e documentarista. Este é seu segundo documentário. O primeiro, “Uma História Severina”, no qual é co-diretora e co-roteirista, ganhou 20 prêmios. É autora dos livros “Coluna Prestes – o avesso da lenda” (Artes e Ofícios,1994, Prêmio Açorianos), “A Vida Que Ninguém Vê” (Arquipélago Editorial, 2006, Prêmio Jabuti) e “O Olho da Rua – uma repórter em busca da literatura da vida real” (Globo, 2008). Jornalista há 22 anos, ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem.

Paschoal Samora – Documentarista, realizou “A Chave da Casa” em 2009, “Mar de Dentro”, em 2008 “Diário de Naná” em 2006, “Rio de Fevereiro”em 2003, e a série “Ao Sul da Paisagem” em 2001, entre outros. Participou da seleção oficial do IDFA em 2000 e 2006 e acumula prêmios no Brasil e fora dele, entre eles, o prêmio especial do júri no É Tudo Verdade em 2000, Prêmio Minc em 2001 e 2003, Prêmio ABD em 2006, além do Prêmio Memorial de Havana ainda em 2006 e do FICA em 2009.

Data: terça, 21 de setembro de 2010
Horário: 19h30
Local: Instituto Itaú Cultural, Av. Paulista, 149. São Paulo - SP (próximo à estação metrô Brigadeiro)
Entrada franca - lotação por ordem de chegada - 247 lugares
Mediação: jornalista Claudiney Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!