
A segunda perfuradora usada no resgate dos 33 mineiros presos a 700 metros de profundidade no norte do Chile superou os 100 metros de penetração, apenas dois dias depois de começar a cavar, informou nesta terça-feira o engenheiro Miguel Fort. Se tudo correr conforme o esperado, o “plano B” vai adiantar em um mês o resgate dos operários.
A máquina T-130 superou a profundidade alcançada pela perfuradora Strata. "Ainda não sabemos dizer a metragem exata alcançada pela máquina do plano B, saberemos hoje (terça-feira) mais tarde", acrescentou Miguel Fort à imprensa. O engenheiro explicou que "isso já era esperado", porque a T-130 "trabalha sobre uma perfuração já iniciada".
Os 33 mineiros - 32 chilenos e um boliviano - foram sepultados por um acidente na mina San José, no dia 5 de agosto. Três máquinas perfuradoras - duas delas já em operação - trabalharão em três planos independentes para resgatar os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C". A estimativa das autoridades é que os mineiros estarão fora antes do Natal.
Sobrevivência - Os mineiros completaram no domingo um mês soterrados. O grupo luta para sobreviver no calor extremo de um lugar insalubre pelos próximos meses, até o fim do resgate. Muitos estão cansados e irritados, segundo os parentes, que conversaram com as vítimas por um sistema fechado de TV no último sábado.
Nesta terça, foi divulgado que um deles sofre com dores em um dente, enquanto outro apresenta um "problema de tensão". Ambos estão recebendo os devidos medicamentos. A alimentação que os mineiros recebem supera 2.400 calorias diárias, segundo o governo. Depois de uma primeira etapa de reidratação, eles começaram, gradualmente, a ingerir comida normal.
Alberto Iturra, psicólogo que trabalha com as equipes de resgate, defende que os 33 trabalhadores estão bem para um grupo que passou um mês preso.
Otimismo - De acordo com um funcionário dos trabalhos de resgate, os operários estariam felizes nesta terça por já poderem escutar o som das máquinas que perfuram os túneis para resgatá-los. "Começaram a ouvir os sons da perfuração, e estão felizes por isso, porque sabem que estão avançando".
Ontem (07), os mineiros assistiram à partida amistosa entre Chile e Ucrânia, projetada em um telão de 50 polegadas, graças a um circuito de TV instalado através da estreita perfuração que chega até o refúgio. Foi o primeiro jogo do Chile desde o fim da Copa do Mundo da África do Sul.
Fonte: Veja.Com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!