segunda-feira, 10 de maio de 2010

Saúde mental

A saúde mental e emocional dos funcionários é, cada vez mais, observada pelas organizações, que desenvolvem programas de assistência por meio de empresas especializadas.

Segundo dados de 2002 da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 25% a 30% da população mundial sofrerão ao longo da vida algum tipo de perturbação mental ou comportamental. Mais ainda: a cada quatro famílias uma terá alguém com problema na área. Depressão, alcoolismo, transtornos ansiosos e estresse estão entre as principais causas de afastamento em saúde mental.

Os transtornos mentais ocupam o 3º lugar nos afastamentos do INSS. Um estudo realizado em 2007 pela Unifesp, em parceria com o Ministério da Saúde, revelou que metade dos afastamentos do trabalho ocorre por transtornos mentais. Diante desse quadro a prevenção é um fator primordial e determinante.

A promoção da saúde mental e emocional dos funcionários visa reduzir custos, evitar o desgaste profissional, pessoal e familiar, diminuir a quantidade de afastamentos e, por conseqüência, reduzir o número de contratações temporárias por parte das organizações. Um trabalhador afastado repercute em todos os níveis, desde o RH, que necessita buscar um substituto, sua própria área que fica desfalcada gerando sobrecarga para os outros funcionários, desgasta a imagem do afastado perante a empresa, diminui sua auto-estima e repercute no relacionamento familiar.

“Muitas empresas já reconhecem a importância e a necessidade de olhar para o tema. As companhias que mantiverem posturas preconceituosas serão vítimas do próprio preconceito. Mais cedo ou mais tarde precisarão olhar para o tema e provavelmente pelo caminho mais doloroso”, sinaliza Fátima Macedo, diretora da Mental Clean.

A promoção de saúde mental se dá por meio de ações que propiciem mudanças de atitudes, como educar a chefia e funcionários para que eles tenham ferramentas que possibilitem identificar sintomas e sinais de maneira precoce, sem estigmas e preconceitos, prevenindo os custos diretos e indiretos que esses problemas acarretam quando diagnosticados tardiamente. O programa de saúde mental deve atuar na promoção, prevenção, intervenção, remediação e reintegração quando necessário.

“Antes mesmo de um programa de saúde mental ser lançado o ideal é que o Serviço de Saúde e o RH da empresa sejam treinados e preparados para lidar com o tema e a demanda”, diz a diretora da Mental Clean, que também aponta a necessidade de um mapeamento da população para identificar os grupos de risco que a empresa já possui ou que pode vir a possuir.

Segundo Fátima Macedo é possível perceber tanto resultados imediatos quanto em médio e longo prazo. Os imediatos aparecem quando o funcionário que está em sofrimento psíquico necessita de atenção imediata. Em médio prazo aparecem quando a cultura de saúde mental é instaurada e a busca por esse tipo de cuidado passa a ser vista e vivenciada sem tanta resistência e preconceito. Em longo prazo, pode-se alcançar o índice zero de afastamentos por problemas de saúde mental.

Pelo telefone
Outro serviço bastante utilizado na área são as centrais telefônicas que funcionam para atender funcionários e familiares dispostos a falar sobre ansiedade, estresse, dependência química, alcoolismo, dificuldades de relacionamento pessoal e profissional, situações de luto ou perda, até temas como orientações legais e financeiras. A Solutions está nesse ramo há oito anos e hoje presta serviços de prevenção e atendimento para companhias como Vale, Santander, GE e Banco Votorantim.

Um número 0800 é disponibilizado 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento inicial é feito por uma assistente social ou psicóloga, que acolhe e faz o encaminhamento para a rede credenciada – são 1.038 psicólogos espalhados pelo Brasil. O serviço oferece gratuitamente até seis sessões de terapia breve. Além de profissionais de outras áreas, como os advogados, que prestam assistência jurídica.

Segundo a sócia diretora da Solutions, Rita Passos, em 80% dos casos (aconselhamentos), quando detectados no início, são atendidos e solucionados dentro das seis sessões disponibilizadas. Os outros 20% são casos de transtornos que pedem um trabalho focal. Em média, a empresa recebe três mil ligações por mês, sendo que 85% delas partem dos funcionários e os 15% restante dos familiares. O serviço é utilizado, em média, por 12 a 18% dos funcionários. Metade das pessoas que ligam para o 0800 são avaliadas, e o índice de satisfação dos usuários é de 96%. De acordo com a diretora da Solutions, esse serviço ajuda a resgatar o bem estar e a qualidade de vida dos funcionários e, com isso, a produtividade.


Fonte: Você RH

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