sexta-feira, 28 de maio de 2010

A esquizofrenia

A esquizofrenia é uma problemática mental, categorizada dentro dos transtornos psicóticos




A grande pergunta ainda é : "da onde surge esse problema e como se inicia ?". As evidências atuais sugerem fortemente que a esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral. As causas da esquizofrenia são um mosaico que inclui mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais.

Não existe somente um tipo de esquizofrenia e o tratamento é diferente para cada subtipo como o subtipo paranóide, hebefrênico e catatônico. A esquizofrenia pode desenvolver-se gradualmente, tão lentamente que nem o paciente nem as pessoas próximas percebem que algo vai errado: só quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. Há pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias.

Geralmente começa durante a adolescência ou quando adulto jovem. Os primeiros sintomas costumam ser a dificuldade de concentração, baixo rendimento nos estudos, alterações do humor e estados de tensão de origem desconhecida mesmo pela própria pessoa. Insônia e desinteresse pelas atividades sociais também surgem e vão se agravando até consequente isolamento social.

A permanência da dificuldade de concentração leva à interrupção dos estudos e perda do trabalho. É comum nessas fases o desleixo com a aparência, mudanças no visual, na forma de agir e até descuido com a higiene pessoal.

Nesse ponto já é possível suspeitar de um diagnóstico psiquiátrico e a procura por um médico especialista deve ser feita. Lembrem-se que por mais difícil que seja pensar na possibilidade de ter um filho ou parente com uma problemática assim, é preciso enfrentar esse medo e buscar ajuda pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico maior a chance de controle das crises. Não há um exame que diagnostique precisamente a esquizofrenia, isto depende exclusivamente dos conhecimentos e da experiência do médico.

A psicoterapia ajuda no enfrentamento e aceitação do diagnóstico mas o uso de medicação específica (os anti psicóticos) costuma ser indispensável . Muita gente ainda tem resistência à medicação porém é justamente para a melhor qualidade de vida do paciente e da família que a medicação se faz necessária e, nesses casos, até para a proteção do paciente, dado que os surtos podem ter componentes de auto agressão, pondo em risco a vida deles mesmos.

Fonte: Gazeta Ribeirão

Um comentário:

  1. por que os esquisofrenicos no perilda da sua crize ateinge as pessoas que mais ama como filho,fumelher,mãe etc?

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!