quarta-feira, 24 de março de 2010

Como a depressão afeta o relacionamento?

Por mais de três décadas, pes-quisas indicam que pessoas que sofrem de depressão são menos satisfeitas com seus relacionamentos românticos. Mas ainda há dúvidas de como esses dois fatores se inter-relacionam. Agora, um estudo conjunto de duas pesquisadoras, Lyne Knobloch-Fedders, da Universidade Northwestern, e sua irmã Leanne, da Universidade de Illionois, procura mostrar como a incerteza relacional pode trazer explicações para esses dois problemas associados.

A incerteza relacional diz respeito a como determinados indivíduos são mais ou menos confiantes sobre suas percepções a respeito de um relacionamento interpessoal. As pesquisadoras apontam três fatores que contribuem para essa incerteza: primeiro (a) a “incerteza pessoal”, ou seja, as questões da própria pessoa sobre seu envolvimento emocional. Perguntas como “o quão certo eu estou de que esse relacionamento me satisfaz” dizem respeito a esse sentimento.

Já a (b) “incerteza do parceiro” envolve questões sobre deduzir o quanto o companheiro está envolvido com o relacionamento. E, finalmente, a (c) “incerteza vinculacional”, que é como a pessoa define o status do relacionamento e o nível do vínculo afetivo, ou seja, o quanto a pessoa deduz que o relacionamento durará. Essas foram as principais conclusões obtidas a partir do acompanhamento de casais que sofriam de depressão ou tinham problemas no relacionamento.

No estudo, aqueles indivíduos com sintomas mais severos de depressão se sentiam mais estressados dentro do relacionamento, de uma forma geral. Entre homens e mulheres, quanto maior o nível da incerteza relacional, menores os níveis de satisfação com a relação. E, finalmente, as mulheres com sintomas depressivos apresentavam questionamentos nos três fatores detalhados na primeira fase do estudo e isso era um indicativo direto da qualidade do relacionamento. Nos homens, apenas as questões levantadas pela “incerteza pessoal” já eram decisivas para determinar o nível de qualidade do relacionamento.

Os resultados indicam quais seriam os melhores tratamentos para os casais que sofrem com a depressão e a incerteza relacional no dia a dia. Ao focar o tratamento da incerteza relacional por meio de psicoterapia, isso poderia aliviar os sintomas da depressão. Ao mesmo tempo, ao tratar o transtorno depressivo, isso ajudaria os indivíduos a lidar melhor com essa incerteza na relação, levando a relacionamentos com níveis de satisfação maiores.

“Pessoas que sofrem com os sintomas da depressão acabam tendo mais questionamentos sobre suas relações emocionais, o que pode levar a uma menor satisfação”, dizem as pesquisadoras. “Se encontramos meios de lidar com as incertezas do relacionamento, isso pode aliviar a depressão e, consequentemente, deixar a relação mais leve de uma forma geral”, completam. Isso quebraria o círculo vicioso que se instalaria com as incertezas relacionais e proporcionaria uma maior sensação de bem-estar.


Fonte: O que eu tenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!