terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RS tem 98 municípios em situação de emergência

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 13 deste mês deixa 98 municípios em situação de emergência, como informa a Defesa Civil Estadual. A situação é pior na região oeste do Estado, que foi afetada por um forte temporal no fim de semana.


Somente nesta segunda-feira (30) mais quatro municípios decretaram a emergência: Guarani das Missões, São Francisco de Assis, Roque Gonzáles e Cristal do Sul. De acordo com a Defesa Civil, as cidades sofreram estragos pelas chuvas há alguns dias e os municípios tomaram as primeiras providências em relação aos danos e somente em um segundo momento solicitam a ajuda ao Estado.


Nesta segunda-feira (30), ventos fortes voltaram a atingira região oeste afetando principalmente os municípios de Crissiumal, Miraguaí e São Borja, esta última chegou a registrar ventos de 119 km por hora.


Dois trechos da BR-285 em São Borja foram bloqueados. Caçapava do Sul registrou rajadas de vento de 72 km por hora. Em Santiago, a chuva na madrugada somou 55,4 milímetros. Entre 1h e 2h o temporal chegou à cidade de Santa Maria com rajadas de vento de 83 km por hora e muita chuva, como informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).


Em Santo Cristo o vendaval destelhou a igreja da cidade, casas e prédios públicos. Também foram registrados prejuízos em Campo Alegre e São Luiz Gonzaga na madrugada desta segunda.


Apagão


Cerca de 60 mil consumidores ainda estão sem energia em parte do Rio Grande do Sul. As cidades mais atingidas foram São Borja, Bagé, Lavras do Sul, Santo Cristo, Santana do Livramento, Crissiumal e Cachoeira do Sul. O problema foi causado pelo temporal, que derrubou árvores, postes e deixou fios partidos.

De acordo a empresa AES Sul, o vento forte derrubou três estruturas da linha de transmissão de 69.000 Volts que transporta energia entre as Subestações São Borja II e São Borja I e inclinou outras duas estruturas. A previsão é normalizar o fornecimento de luz até a tarde de terça-feira (1º).

No sul e sudeste do Estado há cerca de quatro mil pessoas sem energia elétrica. De acordo com a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), o abastecimento nesses locais será reativado até o final da tarde desta segunda-feira.

Nas áreas norte e nordeste do Rio Grande do Sul, que é abastecida pela RGE, há 30 mil clientes sem energia em virtude do temporal.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!