quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Associação Mundial de Psiquiatria realizará Encontro sobre Intervenções em Catástrofes

Durante os dias 6 e 7 de novembro, por intermédio da Rede de Ecobioética, a Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês) realizará, pela primeira vez no Brasil, o Meeting Internacional da Secção Intervenção em Catástrofes. O evento acontecerá em São Paulo, e integra a série de atividades programadas para o XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Nos dois dias do encontro serão desenvolvidos debates, palestras e mesas para troca de experiências entre profissionais que atuaram em intervenções na área de saúde mental, realizadas antes, durante e depois de situações de catástrofes e crises. Segundo o Dr. José Thomé, diretor da Unidade Brasileira da Rede de Ecobioética, representante da Cátedra de Bioética UNESCO, do Comitê Executivo da WPA e coordenador da Comissão Técnica sobre Intervenções em Desastres da ABP e do Meeting: “Nosso objetivo é estabelecer conexões, em nível internacional, entre profissionais com experiência em tratamento de populações expostas a situações limite desorganizadoras. Durante as atividades que promoveremos, será possível ouvir as experiências de especialistas que atuaram junto à populações expostas a inundações, terremotos, atentados terroristas, desastres aéreos e crises econômicas, entre outros. Planejamos reorganizar os participantes em grupos diferentes, que discutirão os temas com os coordenadores e palestrantes, trocando conhecimentos sobre intervenções em situações diversas”.

O Meeting contará com a presença do Prof. Dr. Moty Benyakar, presidente da Secção Desastres e Catástrofes da WPA e da Rede Ibero-americana de Eco-Bioética / Cátedra UNESCO de Bioética, e de profissionais ligados à projetos de intervenção empreendidos nos Estados Unidos (Furacão Katrinna / Nova Orleans e Atentado às Torres Gêmeas / Nova York), Israel, Argentina e Brasil (vítimas dos desastres em Santa Catarina), entre outros. E segundo o Dr. Thomé, pretende despertar a atenção dos profissionais da área, para a necessidade de oferecer acompanhamento especializado aos cuidadores (profissionais que realizam atendimento aos afetados por catástrofes) e também às pessoas saudáveis que, por estarem expostas a situações desorganizadoras, poderão sofrer adoecimento psíquico. “Infelizmente, devido à degradação ambiental, às mudanças climáticas globais, e as realidades econômicas, sociais e políticas de cada região, a população brasileira está cada vez mais exposta a situações de catástrofes. E é indispensável que os profissionais da área Saúde Mental, estejam atentos para tratar o contingente cada vez maior de indivíduos sãos, que serão expostos a situações desorganizadoras e poderão adoecer”, comenta o psiquiatra paulista.

A abertura do XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria será no dia 04 de novembro (quarta-feira), e até o dia 7 (domingo), serão promovidas mais de 150 atividades.

O Congresso acontecerá no Transamerica Expo Center em São Paulo, localizado à Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, com acesso pela Avenida das Nações Unidas.
Para conferir a Programação do Meeting, clique AQUI.
Mais informações: http://www.cbpabp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!