terça-feira, 2 de junho de 2009

Seminário vai discutir como neurociência pode combater obesidade

O Programa de Orientação e As-sistência aos Pacientes com Transtornos Alimentares (Proata) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza, de 11 a 13 deste mês, o VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Ali-mentares e Obesidade, que con-tará com participação de espe-cialistas nacionais e interna-cionais. Além da discussão sobre as abordagens clínicas do problema, o debate vai envolver as contribuições da Neurociências para compreensão dos transtornos alimentares.

Durante o evento, serão apresentados resultados de pesquisas e um modelo de intervenção psicoeducacional para compulsão alimentar. O projeto do psicólogo e pesquisador do Proata, Sergio Stefano, pretende verificar a eficácia de um manual psicoeducativo como primeira intervenção no tratamento de pacientes com compulsão alimentar, que apresentam em sua maioria, a obesidade associada. Além dos profissionais da Unifesp, participam do evento especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio (UFRJ).

Entre os palestrantes internacionais confirmados está Janet Treasure, diretora da Unidade de Transtornos Alimentares e professora de Psiquiatria do Guys, Kings & St. Thomas Medical School, da Universidade de Londres. A especialista é responsável pelo desenvolvimento de um novo modelo de intervenção para cuidadores (pais e profissionais) de portadores de anorexia nervosa. Também participam os psiquiatras Ovídio Bermudez, da Academia Americana de Pediatria, e Armando Barriguete Melèndez, presidente da Fundação Franco-Mexicana para a Medicina e Assessor do Secretário de Saúde do México.

No dia 11, paralelamente ao congresso, o evento Topografias do Corpo promove, no SESC Paulista, oficinas e debates com profissionais das áreas de nutrição, psiquiatria, psicanálise, filosofia e moda. Além da discussão sobre prevenção e imagem corporal, será exibido um documentário sobre anorexia nervosa da cineasta brasileira Moara Passoni.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!