quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Encontro sobre Saúde Mental para o Fórum Social Mundial

Informação divulgada pela Agência Pará, e e enviada por Diane Maués - Sespa.

Para avançar com a Saúde Mental no Estado do Pará, colocar o assunto presente no Fórum Social Mundial de maneira democrática e, integrá-lo numa articulação participativa na consolidação da Reforma Psiquiátrica, vai acontecer nesta sexta-feira 23, o Encontro preparatório sobre Saúde Mental para o FSM. O tema do Encontro é "A Luta Antimanicomial no Fórum Social Mundial" e o evento vai acontecer no Conselho Regional de Psicologia, às 8h.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço de debate democrático, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil, caracterizando-se por sua pluralidade e diversidade.

Aproveitando a oportunidade em que o FSM acontecerá no Pará, e inspirados no ideal "Um Outro Mundo é Possível!", o Movimento Paraense da Luta Antimanicomial (MLA), o Conselho Regional de Psicologia (CRP/10), o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Pará (secção Belém) e a Coordenação Estadual de Saúde Mental, da Secretaria de Estado de Saúde Pública, organizaram o Encontro sobre Luta Antimanicomial.

Em 2008, o Movimento da Psiquiatria Democrática Italiana e da Reforma Psiquiátrica Brasileira completaram, respectivamente, 40 e 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios, cuja fundamentação maior é o combate contra a exclusão social e subjetiva dos portadores de sofrimento mental. Um passo importante neste processo tem sido o movimento antimanicomial.

Desta forma, o Encontro tem como objetivo estimular o debate e a reflexão crítica sobre os avanços e impasses da Luta Antimanicomial, assim como, colocar os desafios no campo da Saúde Mental, no espaço plural e de articulação em redes do FSM.

Para participar do Encontro "A Luta Antimanicomial no Fórum Social Mundial", as inscrições são gratuitas. Haverá entrega de Certificados, mas as vagas são limitadas.

- PROGRAMA -

Janeiro 23:
- 8h - (Documentário) Relembrando Basaglia: “40 anos da Reforma Psiquiátrica Italiana”
Debatedoras: Rosangela Cecin, Especialista em Saúde Mental pela Fiocruz/RJ e Militante da Luta Antimanicomial; e Jureuda Guerra, Especialista em Saúde Mental pela Fiocruz/RJ e Militante da Luta Antimanicomial.

- 9h30 -Saúde Mental e Saúde Coletiva: Intersetorialidade e Participação em Debate
Expositora: Sandra de Souza Alencar, doutoranda em Psicologia Social na PUC-SP e Militante da Luta Antimanicomial.

- 11h - Roda de Conversa: Saúde Mental e Luta Antimanicomial no Estado do Pará.

Local: Conselho Regional de Psicologia
(Generalíssimo Deodoro, esquina com Antônio Barreto, n° 511, Fone 3224-6690).

Inscrições gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!