Estima-se que, a cada 35 segundos, uma pessoa morra por ato suicida em todo o mundo.
No Brasil, diariamente, uma pessoa a cada hora provoca suicídio. Para cada um desses óbitos, há no mínimo cinco pessoas cujas vidas são profundamente afetadas emocional, social e economicamente. Trata-se de um problema de saúde pública.
Levantamentos apontam que as tentativas de suicídio superam o número de efetivos atos suicidas em pelo menos dez vezes. Em 2004, 1,4% do total da carga global ocasionada por doenças foram relativas a tentativas de suicídio. Em 2020, esse número deverá chegar aos 2,4%, acompanhando a previsão de crescimento da incidência dos transtornos mentais.
No Brasil, em apenas uma década a proporção de brasileiros que cometem suicídio cresceu em média 15%, por razões não totalmente compreendidas. Ainda assim, os casos registrados no Brasil e na América Latina são considerados baixos, quando comparados a outras regiões.
Fator importante é compreender a maneira como o ato suicida está associado aos transtornos mentais. Entre os gravemente deprimidos, ao menos 15% cometem suicídio. Também o consumo de álcool e drogas pode estar relacionado ao ato, já que em quase 23% dos casos a pessoa estava alcoolizada ou sob efeito de outras substâncias.
Campanha
Dada a relevância do tema, a ABP elegeu a prevenção ao suicídio como tema de atuação junto à população em 2010 com a campanha “Comportamento suicida: conhecer para prevenir”. Entre as ações, destacam-se a publicação de um manual de orientação para a população e um para imprensa com recomendações para divulgação de notícias sobre doenças mentais e atos suicidas.
“Uma das principais missões da Associação Brasileira de Psiquiatria é atuar junto à sociedade para oferecer esclarecimento sobre transtornos mentais e a importância de procurar ajuda médica”, explica o presidente da ABP, João Alberto Carvalho.
Em parceria com a Rede Globo, a ABP também veicula um vídeo em rede nacional de esclarecimento e prevenção ao suicídio. A produção é uma importante ferramenta na luta contra o estigma ao paciente de transtorno mental.
“Como o próprio nome da campanha sugere, é preciso conhecer os riscos para preveni-los. Nesse caso, nosso dever é proporcionar orientação e, quanto maiores as possibilidades de divulgação, mais benefícios para a população”, finaliza João Alberto Carvalho.
Todo material e inclusive o vídeo pode ser acessado pelo site ABP Comunidade (www.abpcomunidade.org.br)
Comportamento suicida:
- A cada 35 segundos uma pessoa morre por ato suicida
- No Brasil, 24 pessoas morrem diariamente (ou uma a cada hora) por suicídio
- Em uma década a proporção de brasileiros que comete suicídio cresceu 15%
- 15% dos gravemente deprimidos cometem suicídio
- Em 23% dos casos de suicídio a pessoa estava sob efeito do álcool ou drogas
- Na maioria dos países o suicídio está entre as 10 principais causas de morte
Esquizofrenia e transtorno bipolar do humor também podem levar ao suicídio
Fonte: Cabeça de Cuia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!