A Associação Brasileira de Psiquiatria promove no dia 29 de junho, o II Encontro do Projeto Discriminação da Associação Brasileira de Psiquiatria, às 20h30, no Centro de Eventos da AMRIGS, em Porto Alegre.
Encontro coloca em discussão a discriminação na imprensa, na política, na medicina e no Judiciário. Debate terá a participação de especialistas renomados como Maria Berenice Dias, Moacy Scliar, Marcos Rolim e Flávio Koutzi. “O sofrimento emocional de quem é objeto de uma ação discriminatória é conhecido por todos e em especial pelos profissionais da saúde que atendem essas ocorrências. A intensidade desse sofrimento varia individualmente e pode chegar ao suicídio. Sabemos que o processo discriminatório é de origem emocional”, aponta Temo Kiguel, coordenador do Projeto Discriminação da Associação.
A discriminação na imprensa, na política, na medicina e no Judiciário será debatida por especialistas como a advogada especializada em Direito Homoafetivo e ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do RS Maria Berenice Dias, o sociólogo e ex-deputado estadual Flávio Koutzi, o jornalista e sociólogo Marcos Rolim e o médico e escritor Moacyr Scliar. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. No encontro, serão discutidas as discriminações de gênero, raça, etnia e orientação sexual e apresentados materiais das Nações Unidas para a promoção da igualdade e combate às discriminações, como a campanha "Igual a Você" contra o estigma e o preconceito.
A iniciativa busca inserir a psiquiatria nos debates públicos sobre as discriminações, como forma de ampliar as abordagens mais usuais também para a área da saúde. Visa também promover a prevenção de transtornos e a preservação da saúde mental de populações vítimas do preconceito.
Para o presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), João Alberto Carvalho, o projeto se encaixa numa programação institucional mais ampla. “Trata-se de um avanço importante para nossa especialidade, no sentido de ocupar de forma adequada e com embasamento técnico científico todos os espaços em que a psiquiatria deve atuar”, comentou.
II Encontro do Projeto Discriminação da Associação Brasileira de Psiquiatria (entrada franca)
Data: 29 de junho de 2010
Horário: 20h30
Local: Centro de Eventos da AMRIGS (av. Ipiranga, 5311) – Porto Alegre/RS
Informações: (51) 3024.4846 / 8116.5896 – Associação de Psiquiatria do RS
Fonte: UNIFEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!