quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Psicanalista e filósofo francês comenta tema do CBP

A busca incansável por padrões sociais impostos pela modernidade pode levar ao comprometimento da saúde mental será uma das abordagens do Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Convenções e estruturas presentes na sociedade contemporânea de maneira geral e global têm se tornado uma fonte de sofrimento social cada vez mais frequente. Esta questão será um dos aspectos abordados pelo XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado entre os dias 27 e 30 de outubro em Fortaleza, Ceará.

Apesar das diferenças culturais, históricas ou geográficas entre países e pessoas, transtornos mentais podem acometer um indivíduo no Brasil ou na França na mesma proporção. Quem explica é o filósofo e psicanalista francês Miguel Benasayag, já confirmado como um dos palestrantes do CBP de 2010: “Esse fenômeno pode levar a um novo tipo de sofrimento psíquico e existencial contemporâneo e complexo, que envolve diversas dimensões, resultado de um processo histórico que previa o futuro da humanidade como uma promessa de felicidade, riqueza, justiça, paz e saúde”.

Segundo o especialista, é preciso lidar com sentimentos contraditórios, como a subjetividade de medo, insegurança, violência, ruptura e uma série de sentimentos negativos, resultado dos problemas sociais do cotidiano. “Devemos, então, elaborar novos contextos para a nossa compreensão desta época e reorganizar nossas práticas para prezar a qualidade de vida e saúde mental”, concluiu Benasayag.

Miguel Benasayag será conferencista do Congresso com o tema “O sofrimento psíquico na idade da técnica”. Para mais informações, acesse: http://www.cbpabp.org.br/programa/

Fonte: ABP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!