sexta-feira, 9 de julho de 2010

Quarenta e sete mortos em violento atentado no Paquistão


PESHAWAR, Paquistão, 9 Jul 2010 (AFP) -Ao menos 47 pessoas morreram nesta sexta-feira em um atentado suicida no noroeste do Paquistão, país confrontado com uma onda de ataques de talibãs ligados à rede Al-Qaeda.

Um suicida numa moto detonou seus explosivos diante de um local de distribuição de cadeiras de rodas para deficientes físicos que faziam fila para recebê-las diante de um mercado de mercado da localidade de Yakaghund, informou Rasool Jan, chefe dessa administração.

"Eu era o alvo, queriam me matar, mas felizmente eu não estava no local", acrescentou.

Yakaghund se encontra no distrito de Mohmand, um dos sete que integram o cinturão tribal do noroeste do Paquistão, que, segundo Washington, é um reduto dos talibãs e dos combatentes estrangeiros da rede islamita Al-Qaeda.

Fontes policiais e sanitárias falaram de uma dezena de feridos.

"O escritório da administração ficou danificado, assim como um muro da prisão vizinha e vários detidos conseguiram fugir", contou à Maqsood Ahmed, um alto funcionário da administração local.

Pelo menos 28 presos conseguiram fugir, confirmou a polícia local.

"A explosão foi muito violenta, vários edifícios e lojas próximas à oficina administrativa desabaram", declarou um oficial do exército, que mandou isolar a zona.

"As pessoas gritavam, havia pedaços de corpos por todos os lados", contou por telefone Raj Wali, que testemunhou o ataque.

O distrito de Mohmand é um dos redutos do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), principal grupo de insurgentes islamitas do país.

O TTP, que jurou obediência à Al-Qaeda por ocasião de sua criação em 2007, é, junto com outros grupos afins, o principal responsável por uma onda de 400 atentados que nos últimos anos matou mais de 3.450 pessoas em todo o país.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar o Psicoterapia Brasil!
Sua opinião é importante, será muito bem recebida e esperamos poder contar com ela sempre!